Capítulo XI Capítulo Especial
A locução latina " Audaces Fortuna Juvat "
(1), parece que foi escrita para emoldurar o trabalho dos colaboradores deste livro, mas a locução latina " Veni, vidi, vici " (2), certamente foi escrita para premiar a presença do Prof. Dr. Ronaldo de Carvalho Miguel
(3) neste livro. Ele como poucos na implantodontia, se dispôs a enfrentar os desafios apresentados pelos seus pacientes, que devido à mídia das indústrias implantológicas, formaram "duvidas" sobre a eficácia das cargas imediatas em suas edentulias. Só que, contra fatos não há argumentos, portanto, tanto para seus pacientes, como para os possíveis leitores, o Prof. Dr. Ronaldo de Carvalho Miguel, apresenta sempre uma casuística indiscutível, e uma bibliografia internacional memorável (ver neste capítulo), nas quais apresenta suas realizações com muitos anos de ciência, a evidenciarem a verdade e não uma implantodontia de palavra.
Neste capítulo, parte da sua imensa casuística serve de escudo contra as setas dos maldosos e, ao mesmo tempo como anteparo para os anseios dos autores deste livro, pois eles só querem demonstrar e mostrar o quanto tem de contemporâneo a implantodontia de carga imediata em seus mais de sessenta anos de historia, ou como ele diz: Mais de 1.000 anos de casuística (Basta olhar o acervo da arqueologia humana).
Assim é o nosso desejo que você leitor, se regozije conosco e refresque sua alma, nos novos tempos da implantodontia.
D. C. Brito
1) A sorte favorece os audaciosos.
2) Vim, vi, venci!
3) O Prof. Dr. Ronaldo de Carvalho Miguel, é o único brasileiro que não se submeteu à prova de título de especialista junto ao Conselho Federal de Odontologia, pois o seu currículo superava todas as exigências.
Entre outras aptidões, ele foi Presidente da banca examinadora, pelo Conselho Federal de Odontologia, para provas de Especialistas em Implantodontia dos que foram submetidos aos exames.