|
Cores da Vida
Profº Drº Ronaldo Miguel
Amante de poesia e membro das Academias Fluminense e Friburguense de Letras, Dr. Ronaldo Miguel escreveu esse livro de poesias, muito bem recebido pela crítica.
“Na vida particular, o meu hobby é a música e a poesia. Na música, me dediquei ao estudo do saxofone alto.”
O texto de "Cores da Vida", está dividido em duas dimensões: O Discurso de Posse do autor na Academia Friburguense de Letras", em que exalta a imortal figura de José Basílio da Gama, e uma coletânea de versos, todos girando pelo mesmo "bioclima", de humana paixão, em que o amor é a grande ponte entre o homem e o homem.
Ronaldo Miguel com seus versos brancos dá matizes a múltiplos instantes do viver, desde a mais simples contemplação da natureza até ao complexo encontro com o Criador de tudo e de todos. Sua poesia é grafada pelas tintas da fé em papiros de esperança, com palavras que sempre prenunciam auroras de humaníssima fraternidade. Livro para Ler e ... Aprender a Ser.
Transcrevo o texto publicado no Jornal O Fluminense escrito pelo crítico literário Roberto dos Santos: "A arte só faz versos: só o coração é poeta", tal afirmação, nascida da lavra de André Chenier, em "Elegias", pode perfeitamente retratar o que o leitorado encontrará em "Cores da Vida". O coração de Ronaldo Miguel, Odontólogo e Membro das Academias Friburguense e Fluminense de Letras, está sempre repleto de poesias. À comprovar, em cada verso seu, dito no clássico de Holderlin: "O homem habita a terra poeticamente, "Habitante privilegiado dessa poesia que alinda o viver terrestre, Ronaldo Miguel logo nos diz: "Ontem, hoje e sempre,/ lembranças de noites ardentes, / Dias vazios a vagar. / No espaço perdido, sem parar / e o tempo passando.../ Até quando?" |